As vantagens do uso efetivo de dados na era da privacidade

Publicado em Julho de 2022

HOST: João Riva
CONVIDADOS:

Fernanda Jordão, Gerente de Parceiros e Agências, Plataformas

Nilton Ribeiro, Especialista de , Plataformas Google

Rod Carvalho, Líder de Produtos de Mensuração do Google

Como as marcas devem usar primários para melhorar sua performance

Assista ao episódio de Commerce Connections On Air acima ou escute no seu player de podcast preferido. Baixe a descrição do áudio aqui.

YouTube | Spotify | Deezer | Google Podcasts | Apple Podcasts | Amazon Music

A era da privacidade veio para ficar, e os consumidores já compreenderam que se trata de um direito. Muitos usuários não se sentem à vontade para dividir seus dados sem que saibam seu destino de uso. De acordo com uma pesquisa do Google feita em parceria com o Boston Consulting Group, mesmo que dois terços dos consumidores desejem ver anúncios relevantes, quase metade deles se sente desconfortável com o uso dos seus dados para essa personalização.1

Esse movimento tem exigido que as marcas se organizem para investir na coleta transparente e no uso de dados primários com análises inteligentes para aproveitar as oportunidades presentes nesta nova era. É sabido, por exemplo, que empresas que utilizam dados proprietários podem gerar até 1,5 vez mais lucro a partir de uma única veiculação de anúncio, comunicação ou divulgação,2 além de serem capazes de dobrar a otimização de custos em relação àquelas com de dados limitada.3 Junto a outros direcionamentos importantes, ações desse tipo levam as marcas a atingirem sua maturidade digital.

E para falar mais sobre este momento e como entender o uso efetivo dos dados para acompanhar a evolução dos clientes e suas performances no ambiente digital, o novo episódio de Commerce Connections On Air traz Fernanda Jordão e Nilton Ribeiro, do time de plataformas do Google, e Rod Carvalho, do time de produtos do Google, acompanhados do host João Riva.

No episódio 25, eles analisam o comportamento de compra dos consumidores e como as marcas podem fazer o uso de dados a seu favor, respeitando a ótica da privacidade de dados. Além disso, discorrem sobre o conceito de Lifetime Value, um importante indicador na mensuração da lucratividade dos clientes.

O videocast Commerce Connections On Air traz conteúdos dedicados ao universo de commerce, com especialistas do Google e convidados. Eles compartilham as melhores experiências sobre a conexão entre consumidores e marcas. Acompanhe.

Fontes (2)

1 Consumers Want Privacy. Marketers Can Deliver, BCG/Google, U.S. and Canada. Jan, 2022.

2 e 3 The Fast Track to Digital Maturity. Google/BCG, Europe (BE, DE, DK, ES, FI, FR, IT, NE, U.K.), 2021.