O e-mail é um meio de comunicação essencial para pessoas de todas as idades, escolaridades, rendas e localizações. No Brasil, 92% dos brasileiros usam e-mail. Destes, 61% usam e-mail diariamente.
O perfil dos usuários de e-mail no Brasil é bastante diversificado, mas algumas características gerais podem ser observadas:
Idade: O público-alvo mais comum são pessoas entre 25 e 45 anos, que cresceram usando o e-mail para fins pessoais e profissionais.
Educação: Pessoas com maior nível de escolaridade tendem a usar o e-mail com mais frequência.
Renda: Pessoas com maior renda tendem a usar o e-mail para fins profissionais, como comunicação com clientes e parceiros.
Localização: O e-mail é um meio de comunicação global. No entanto, o e-mail é mais popular em países desenvolvidos, onde o acesso à internet é mais amplo.
Além dessas características gerais, existem alguns perfis específicos de usuários de e-mail. Por exemplo, pessoas que trabalham em escritórios tendem a usar o e-mail para fins profissionais, como comunicação com colegas, clientes e fornecedores. Pessoas que estudam tendem a usar o e-mail para fins acadêmicos, como comunicação com professores e colegas. E pessoas que compram online tendem a usar o e-mail para receber notificações de compras e promoções.
A plataforma de e-mail mais utilizada no Brasil é o Gmail. O Gmail é um serviço de e-mail gratuito oferecido pelo Google. É o serviço de e-mail mais popular do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos.
No Brasil, o Gmail é usado por 65% dos usuários de e-mail. Isso significa que mais da metade dos brasileiros usam o Gmail para enviar e receber e-mails.
Aqui está uma tabela com as principais plataformas de e-mail utilizadas no Brasil, de acordo com dados de 2023:
Plataforma
Usuários ativos (Brasil)
Gmail
65%
Outlook
20%
Yahoo Mail
10%
Hotmail
5%
É importante notar que esses dados são apenas estimativas. O uso de plataformas de e-mail pode variar de acordo com a região, idade, sexo e outros fatores.
Outras plataformas de e-mail populares no Brasil incluem o Outlook, o Yahoo Mail e o Hotmail.
O e-mail continua sendo um meio de comunicação importante no Brasil, tanto para fins pessoais quanto profissionais. As empresas que desejam se comunicar com seus clientes e prospects devem considerar o e-mail como um canal estratégico.