A fraude no registro de domínio pode causar prejuízo financeiro e até danos à sua empresa.
O registro de domínio é um processo essencial para qualquer empresa ou pessoa que deseja ter um site na internet. No entanto, esse processo também pode ser alvo de fraudes, que podem causar prejuízos financeiros e até mesmo danos à reputação da vítima.
Domínios brasileiros: todos domínios cujo endereço termina em ‘.br’
Hoje, se você tem um domínio terminado em .br, o valor do registro é de R$ 40,00 por ano. O registro do domínio é feito pelo registro.br e é cobrada essa taxa anual que é paga diretamente a eles.
Vários serviços de hospedagem intermediam o registro de domínios porém recomendamos sempre registrar diretamente com o registro.br.
Domínios internacionais: todos cujo endereço não termina em ‘.com’
O registro de domínios internacionais é feito por diferentes entidades. Recomendamos sempre a utilização do Google Domains para esses registros pois o domínio ficará vinculado à sua conta do Google, o que torna mais difícil você esquecer onde registrou, ou perder os dados de acesso. E acreditem, isso ocorre muito! Sempre lidamos com algum cliente que não consegue se lembrar onde o registro foi feito.
Como ocorre a fraude no registro de domínio
Existem diversos tipos de fraudes no registro de domínio mas o mais comum é a cobrança indevida de taxas de registro. Nessa fraude, o proprietário de um domínio recebe um e-mail informando que o domínio irá vencer, junto com um link de pagamento. O mais “famoso” é o RegistraCom (vem esse nome no cabeçalho do e-mail). Veja um exemplo do e-mail que enviam abaixo:
Nesse caso, o e-mail foi enviado para o proprietário do domínio ciawebstudio.com. Veja que no e-mail, veio o domínio ciawebstudio.net. Eles fazem muito isso e, muitas vezes, isso passa despercebido pelo proprietário do domínio.
Porém, muitas cobranças indevidas chegam com o domínio correto ou até sem o domínio no corpo do e-mail, apenas alertando a pessoa de que o domínio venceu, ou irá vencer. Veja um exemplo abaixo:
Como saber se a cobrança é devida?
A melhor forma de saber se a cobrança é válida ou não, é checando a sua conta no local onde foi feito o registro do domínio (seja no registro.br, ou em algum serviço de hospedagem, ou em alguma outra entidade). Ao logar na sua conta você poderá visualizar a data de vencimento do domínio e informações de pagamento, se houver alguma cobrança devida.
Se ainda estiver em dúvida, consulte o profissional responsável pela administração do seu site.
Ao estar atento aos sinais de fraude e tomar as medidas necessárias, você pode ajudar a proteger sua empresa ou pessoa de prejuízos causados por fraudes de registro de domínio.