Solicitar ou retornar uma confirmação de leitura

Este recurso está disponível apenas para quem usa o no trabalho ou na escola configurado por um administrador. Se você usa uma conta do gmail.com, as confirmações de leitura não funcionam.

Solicite uma confirmação de leitura para saber quando um e-mail que você enviou é aberto. A confirmação de leitura é enviada a você por e-mail, com a hora e a data de abertura da sua mensagem.

Solicitar uma confirmação de leitura

  1. Abra o Gmail no computador.
  2. Clique em Escrever.
  3. Escreva o e-mail como você faria normalmente.
  4. No canto inferior direito, clique em Mais Opções Mais opções de envio e Solicitar confirmação de leitura.
  5. Envie a mensagem.

Importante: as confirmações de leitura aparecerão na Caixa de entrada. Talvez a pessoa que recebeu a mensagem precise aprovar a confirmação para que você veja a notificação.

Retornar uma confirmação de leitura

Se você receber uma mensagem que solicita confirmação de leitura, e sua organização quiser que você aprove primeiro:

  1. Abra o Gmail no computador.
  2. Verifique seus e-mails normalmente.
  3. Se uma mensagem informar que o remetente solicitou uma confirmação de leitura, escolha uma opção:
    • Para enviar a confirmação agora, clique em Enviar confirmações.
    • Para enviar mais tarde, clique em Agora não. Você receberá uma solicitação para enviar a confirmação na próxima vez que abrir a mensagem.

Dica: quando alguém solicita uma confirmação de leitura, mas a mensagem não aparece, significa que a confirmação foi enviada automaticamente.

Quando as confirmações não são retornadas

As confirmações de leitura funcionam na maioria dos sistemas de e-mail, mas você não receberá uma confirmação nos seguintes casos:

  • Você envia uma mensagem para uma lista de e-mails ou um alias de um grupo.
  • O administrador restringe as confirmações a pessoas na sua organização ou a pessoas específicas fora dela.
  • O destinatário usa um programa de e-mail que não é sincronizado em tempo real, como um cliente POP (Post Office Protocol) que é sincronizado somente sob demanda ou um cliente do Sync.
  • O destinatário retorna uma confirmação de leitura em um cliente de e-mail que usa IMAP, e as confirmações de leitura não são enviadas automaticamente.

Não dependa de confirmações para garantir a entrega

A confirmação de leitura nem sempre significa que o destinatário leu a mensagem. O funcionamento da confirmação depende do sistema de e-mail usado pelo destinatário.

Por exemplo, talvez você receba uma confirmação de leitura se uma pessoa que usa um cliente de e-mail baseado no Acesso IMAP marcar sua mensagem como lida, mas não abri-la. Talvez alguns sistemas de e-mail para dispositivos móveis que não usam IMAP não retornem confirmações.

publicação original: https://support.google.com/mail/answer/9413651?hl=pt-BR