Protegendo os seus arquivos no Google Drive
O Google Drive é bastantes simples. Mesmo porque, a ferramenta do Google é, por si só, uma das mais completas em termos de segurança.
No Google Drive, armazenar e proteger arquivos é muito fácil para qualquer negócio, idependente da quantidade da arquivos ou tamanho. Mas muitos não sabem ou pensam que existem por aí recursos capazes de aumentar ainda mais a proteção das suas informações?
Pois é exist sim. Abaixo, você se familiariza com várias maneiras de manter seus arquivos do Google Drive mais seguros. Confira!
1. Use a verificação em duas etapas
A verificação em duas etapas é um processo de segurança que só permite que sua conta seja acessada, com a comprovação de identidade duas vezes. Isto é, utilizando uma senha e um token, que pode ser enviado, por exemplo, para o smartphone.
Um dos grandes riscos que existe no acesso a dados na internet e que os seus dados correm no Google Drive está nas credenciais que você utiliza. Portanto, ativar a verificação em duas etapas vai diminuir a possibilidade de hackers conseguirem acesso às suas informações, bem como utilizar resdes seguras para o acesso a nuvem.
2. Escolha uma senha segura
A verificação de senha em duas etapas, por si só, é uma boa forma de livrar a sua conta dos olhares de terceiros. Todavia, a melhor maneira de fazer isso continua sendo por meio de uma senha segura e única.
Quando criar a sua conta no Google Drive, não se esqueça dessa informação. Será preciso criar credenciais de acesso que sejam, ao mesmo tempo, complexas e difíceis de decifrar.
Caso acredite que existe a possibilidade de perder suas senhas, nunca as anote num pedaço de papel e guarde por aí. Prefira o uso de um administrador de senhas.
3. Criptografe seus arquivos antes de enviá-los para o Google
Para proteger arquivos no Google Drive e impedir o acesso de pessoas não autorizadas, um recurso antigo é bastante válido até os dias de hoje. Trata-se da criptografia de pastas, que pode ser feita em ferramentas tão simples quanto o WinZip.
Assim, você garante que nem mesmo o Google terá acesso às informações mais valiosas para o seu negócio. Se acha que será difícil encriptar todos os seus arquivos, principalmente porque parte deles já está na nuvem, não se preocupe. Softwares como o CryptSync podem ajudar. Lembrando que no Google G Suite para empresas as informações e o sigilo delas são garantidas em contrato e auditadas. O Google não faz venda destas informações nem gera valor para seus negócios.
4. Faça logoff da sua conta sempre
Quando terminar de usar a sua conta do Google, lembre-se de fazer logoff. Desconectar-se do seu perfil na ferramenta fará com que ninguém possa ganhar acesso aos seus dados caso um smartphone ou notebook seja extraviado.
Ao utilizar computadores compartilhados, essa regra é mais importante ainda. Caso as suas informações fiquem armazenadas ali, qualquer pessoa poderá ganhar acesso à sua conta, comprometendo gravemente a segurança do seu negócio. Se possível acesse sua conta com uma aba anonima para não deixar rastros.
5. Controle o acesso aos seus apps
O Google permite que você tenha acesso a todos os aplicativos vinculados à sua conta e saiba onde e quando foram feitas as conexões. Utilize-se desse recurso para monitorar periodicamente as atividades na sua conta, fazendo logoff remoto de localizações suspeitas.
Basta ir até accounts.google.com, fazer login e clicar na aba “Segurança” para encontrar suas autorizações de aplicativos e sites.
Proteger arquivos no Google Drive, com as dicas que você encontrou aqui, é a garantia de que eles não serão acessados por mais ninguém!
Somos Netexperts, somos Google Partner, Somos G Suite.
Gostou? Fale conosco, deixe seu recado.