Se você recebeu um e-mail com uma notificação de spam na parte superior, evite fazer qualquer interação por e-mail.
- Não clique em nenhum link dentro do e-mail
- Não baixe nenhum anexo
- Não responda a esses e-mails.
O mecanismo AntiSpam do Gmail marca e-mails suspeitos como spam e desencoraja todos a tomarem qualquer ação em relação a esses e-mails. Esses e-mails podem conter alguns links ou anexos suspeitos que podem roubar informações pessoais.
No entanto, pode haver casos em que o Gmail tenha classificado incorretamente um bom e-mail como suspeito. Nesse caso, você pode denunciar o Gmail clicando no botão “Não é spam” ou “Parece segura”.
Para remetentes de e-mail, se você for o remetente de uma mensagem de e-mail sinalizada com a notificação de spam “Esta mensagem parece perigosa”, tente verificar os possíveis problemas com links, domínio do remetente e anexos. É difícil encontrar o problema exato, mas você pode usar ferramentas para depurar alguns problemas potenciais.
Possíveis problemas com links
A mensagem de aviso diz para evitar clicar em links, este é um indicador claro de possíveis problemas com os URLs dos links. Você deve verificar e garantir que todos os URLs estejam seguindo as práticas recomendadas de e-mail abaixo:
Práticas recomendadas de e-mail
- Nenhum URL quebrado deve estar lá: O que é um link quebrado? É um link que leva a uma página inexistente. Teste os seus e-mails completamente antes de enviar. Quaisquer links quebrados em seu e-mail podem criar insegurança com seus usuários e aumentar as reclamações de abuso. Erros de digitação nos links podem fazer com que os usuários sejam redirecionados para páginas estacionadas que podem roubar informações pessoais.
- O domínio de URL não deve estar na lista de bloqueio: Existem mais de 100 bancos de dados de lista de bloqueio global chamados DNSBLs e RBLs. A maioria dos principais provedores de rede e serviços consulta essas listas de bloqueio para filtrar nosso spam de sua rede. Não há documentação pública sobre quais bancos de dados de lista de bloqueio provavelmente o Gmail pode estar usando.
No entanto, as tendências indicam que os domínios que fazem parte de qualquer lista de bloqueio crítica, como SpamCop, Spamhaus, barracuda ou outros, terão uma chance maior de seus e-mails serem sinalizados como spam. Você pode usar ferramentas para verificar o status da lista de bloqueio do seu domínio de URL. - Não use nenhum encurtador de URL gratuito ou público: Os spammers usam amplamente encurtadores de URL públicos para ocultar seus longos URLs de phishing atrás da cortina. Por esse motivo, a maioria dos encurtadores de URL como Bitly, goo e outros carregam má reputação de e-mail. As práticas recomendadas de e-mail recomendam não usar nenhum domínio de encurtador de URL em seus e-mails.
- Os URLs de destino não devem solicitar diretamente informações pessoais: Cocê deve verificar se seus formulários de captura de informações estão bem protegidos por um login e não são abertos. Formulários abertos que solicitam informações pessoais críticas, como cartão de crédito, número de telefone e assim por diante, são vulneráveis a serem sinalizados como suspeitos pelo mecanismo antispam. Páginas abertas que solicitem tais informações terão maiores chances de serem sinalizadas como suspeitas.
- Evite o uso de frases de acionamento de spam na URL: Você deve evitar o uso de palavras como “ganhar renda extra”, “você ganhou”, “loteria” e assim por diante. Essas frases historicamente carregam uma reputação de e-mail muito ruim. Você está livre para usar essas palavras somente se tiver um caso de uso comercial genuíno com seus assinantes optin. O mecanismo anti-spam do Gmail é muito mais inteligente hoje para ignorar esses casos de negócios válidos.
- O domínio WHOIS não está associado a nenhuma rede conhecida de spammers: Certifique-se de não ter um registro WHOIS padrão para nenhum de seus domínios de URL. Em vez disso, o WHOIS pode ser protegido por privacidade ou deve conter informações válidas sobre sua empresa. Às vezes, a entrada padrão pode estar associada a uma rede de spammer conhecida.
- Evite usar links não HTTPS: O Google começou a verificar rigorosamente o tráfego não HTTPS em seu navegador Chrome. A maioria das políticas de segurança é padrão entre a linha de produtos do Google, e é por isso que o Gmail também deve ter algumas medidas rígidas em torno dessa política HTTPS. As práticas recomendadas de email recomendam o uso de links HTTPS no email.
Se você tiver redirecionamentos em sua URL, verifique se a origem para o destino, todas as URLs estão em HTTPS. Exemplo: você pode ter um URL track.exemplo.com em seu e-mail, que ao clicar é redirecionado para test.com e finalmente para destinodolink.com.
Você deve certificar-se de que todas as URLs nesta jornada estejam usando HTTPS válido:
https://track.exemplo.com > https://redirecionando.test.com > https://destinodolink.com.
Como os URLs são a principal porta de entrada para cliques, faz todo o sentido seguir todas as práticas recomendadas de e-mail para garantir que seus links pareçam confiáveis e não sejam sinalizados como suspeitos.
Problemas potenciais com anexos
Use anexos somente se for necessário. Em e-mails de marketing, você deve evitar o uso de anexos. O envio de anexos em massa é um motivo comum para acionar qualquer filtro de spam. Dito isto, se houver um caso de negócios válido para enviar anexos, use-o, mas siga as práticas recomendadas abaixo:
- O tamanho do anexo deve ser inferior a 80 KB: A prática recomendada recomenda manter o tamanho do e-mail abaixo de 100 KB. Isso significa que o tamanho do seu anexo não deve ser superior a 80Kb, porque você sempre terá que manter algum buffer para o conteúdo HTML e também para os cabeçalhos de e-mail.
- Pré-verificar anexos em busca de possíveis vírus: Certifique-se de ter usado o conjunto certo de ferramentas para pré-verificar seus anexos em busca de possíveis vírus.
- Tipo de anexos: Os PDFs são a forma mais aceitável de anexos a serem incluídos. Enviar qualquer outra coisa com seus e-mails em massa, como um .zip, .docx ou um arquivo executável, terá uma chance maior de ficar preso no radar do filtro de spam. Lista de arquivos de anexo ou tipos de extensão bloqueados pelo Gmail: .ade, .adp, .apk, .appx, .appxbundle, .bat, .cab, .chm, .cmd, .com, .cpl, .dll, .dmg, .ex, .ex_, .exe, .hta, .ins, .isp, .iso, .jar, .js, .jse, .lib, .lnk, .mde, .msc, .msi, .msix, .msixbundle , .msp, .mst, .nsh, .pif, .ps1, .scr, .sct, .shb, .sys, .vb, .vbe, .vbs, .vxd, .wsc, .wsf, .wsh.
- Arquivo zip compactado: Verifique se ele não contém nenhuma das extensões de arquivo acima. Você pode enviar até 25 MB em anexos. Se você tiver mais de um anexo, eles não poderão somar mais de 25 MB. Se o arquivo for maior que 25 MB, utilize o compartilhamento via um drive na nuvem, como o Google Drive, por exemplo.
- Evite URLs de download de um clique.
Problemas potenciais com o domínio do remetente ou o endereço de e-mail do remetente
A reputação dos domínios de assinatura SPF e DKIM é importante para alcançar uma alta taxa de entrega com o Gmail. Se seus e-mails estão entrando na pasta de spam, você deve verificar a reputação do domínio do remetente no Google Postmaster. O Gmail categoriza a reputação de cada domínio em quatro categorias:
- Ruim: o Gmail atribui uma pontuação de reputação RUIM a domínios com histórico de envio de um volume extremamente alto de spam. A maioria dos e-mails provenientes desses domínios será rejeitada no nível SMTP do Gmail. No entanto, alguns e-mails ainda podem escapar dessa verificação, mas geralmente são entregues com uma “Mensagem de aviso de spam” na parte superior.
- Baixo: O Gmail atribui uma pontuação de reputação BAIXA a domínios com histórico de envio de um volume considerável de spam. No caso de reputação BAIXA, os e-mails são aceitos no SMTP, mas geralmente classificados como spam.
- Médio/Regular: o Gmail atribui uma pontuação de reputação Médio/Regular a domínios que geralmente enviam bons e-mails, mas podem ter enviado ocasionalmente um pequeno volume de spam. No caso de reputação Média, você obterá uma taxa de entrega de e-mail decente com um número menor de e-mails que chegam ao spam.
- Alto: o Gmail atribui uma pontuação de reputação alta aos domínios que cumpriram as políticas de remetente do Gmail e têm um excelente histórico de envio de e-mails muito bons com quase zero spam. Domínios de remetentes com alta reputação de postmaster raramente serão classificados como spam.