Recentemente, um usuário de Google Workspace, nos procurou com um problema: ele não estava recebendo e-mails no Gmail na conta do Workspace, mas conseguia enviar. Após uma breve investigação, descobrimos que o problema estava relacionado às informações de MX e SPF do domínio do usuário.
O que são MX e SPF?
MX e SPF são registros DNS que ajudam a identificar os servidores que são autorizados a enviar e-mails para um determinado domínio. O registro MX indica o servidor de e-mail que deve ser usado para entregar e-mails para um domínio, enquanto o registro SPF indica os servidores de e-mail que são autorizados a enviar e-mails para um domínio.
Por que as informações de MX e SPF são importantes?
As informações de MX e SPF são importantes para evitar que e-mails fraudulentos sejam enviados em nome de um domínio. Se um e-mail for enviado de um servidor que não é listado no registro MX ou SPF de um domínio, ele provavelmente será rejeitado pelos servidores de e-mail de outros domínios.
Como resolver o problema?
Para resolver o problema de não recebimento de e-mails no Workspace, é necessário adicionar as informações de MX e SPF do domínio ao registro DNS do domínio. Isso pode ser feito por um administrador de sistema ou por um provedor de hospedagem.
Adicionando as informações de MX e SPF ao registro DNS
Para adicionar as informações de MX e SPF ao registro DNS de um domínio, é necessário primeiro encontrar o painel de controle do registro DNS do domínio. Uma vez no painel de controle, você precisará encontrar a seção de registros MX e SPF.
Para adicionar as informações de MX, você precisará fornecer o endereço IP do servidor de e-mail que deve ser usado para entregar e-mails para o domínio. Você pode encontrar o endereço IP do servidor de e-mail consultando as informações de seu provedor de hospedagem.
Para adicionar as informações de SPF, você precisará fornecer uma lista dos servidores de e-mail que são autorizados a enviar e-mails para o domínio. Você pode encontrar uma lista de servidores de e-mail autorizados em seu provedor de hospedagem.
Após adicionar as informações de MX e SPF ao registro DNS, é necessário aguardar algumas horas para que os servidores de e-mail de outros domínios atualizem seus registros. Uma vez que os registros forem atualizados, você deve começar a receber e-mails no Workspace.
Se você estiver enfrentando problemas para receber e-mails no Workspace, verifique se as informações de MX e SPF do seu domínio estão configuradas corretamente. Se as informações estiverem ausentes ou configuradas incorretamente, você poderá não receber e-mails de outros domínios.
O problema ainda persiste ou não sabe como resolver, pode chamar nossos especialistas resolvem para você.
Veja abaixo tutoriais para adicionar os registros MX e SPF do Google Workspace.