Artigos

Manutenção preventiva – Quando fazer?

Você sabia que assim como seu carro e outros equipamentos que precisam de ar para funcionar de forma figurada seu notebook também pode respirar? A grande diferença é que ele precisa que o ar quente seja tirado de perto dele para ficar sempre frio, pois o processador é uma peça que precisa ficar em uma temperatura baixa para garantir sua vida útil e seu bom funcionamento!

Vamos entender primeiro se esta peça que se chama processador aquece e quanto ela pode aquecer sem prejudicar seu computador de mesa ou notebook!

Normalmente no Brasil a temperatura máxima está entre 60ºCe 75ºC. Em alguns casos ela chega aos 80ºC e em outros ainda até os 100ºC! Tudo vai depender da marca e do modelo do processador que seu computador possui. Agora se o resfriamento do processador não está acontecendo! Podemos ter os seguintes problemas:

  • Aquecimento interno do computador danificando outros componentes;
  • Desligamento do equipamento de forma espontânea;
  • Congelamento da tela e reinício do computador sem menor aviso;
  • Aquecimento exagerado de algumas partes do equipamento (acontece muito em notebooks, quando você coloca no colo está parecendo uma panela quente)

Trecho de reportagem sobre aquecimento em notebook e o que pode ocasionar!

“No caso dos notebooks, o calor excessivo pode ser a razão para desligamentos repentinos. Além disso, o uso do aparelho no colo pode provocar manchas e até câncer de pele. Isso acontece por conta da temperatura do aparelho, que pode passar dos 100ºC no colo de uma pessoa – saiba mais sobre os problemas de saúde que podem surgir do uso excessivo de notebooks no colo.” – Link da reportagem na Integra: (Notícias R7)

Veja na foto abaixo um cooler de um notebook que estava sem ser limpo a 2 anos, toda a entrada e fluxo de ar foi comprometido desta forma o notebook gerou um aquecimento e toda a placa mãe foi comprometida pelo fluxo de ar quente, chegando a assustadores 102 graus internos!

Recomendamos uma limpeza por ano e aplicação da pasta térmica de qualidade, desta forma você garante uma longa vida ao seu computador e o melhor funcionamento possível!

A peça após ser limpa voltou a exercer sua função normalmente

Estas preventivas devem acontecer de forma programada nos aconselhamos uma vez por ano em ambientes com muita poeira e ou em 2 anos em ambientes sem animais domésticos como gato e cachorro!

Wadson Alexander
Analista de Tecnologia da NetExperts

wadson@netexperts.com.br

conheça nossos artigos em:
https://netexperts.com.br/artigos/