// COMPARAÇÃO ENTRE O GOOGLE MEET E O MICROSOFT ZOOM

Para escolher o melhor software de videoconferência para a sala de aula, é preciso analisar alguns recursos importantes. Veja abaixo uma comparação entre os recursos do Google Meet e os do Zoom e saiba como o Google Meet ajuda os professores.

Google Meet: feito para educadores

A tecnologia educacional mudou muito. Em 2020, o Meet ganhou várias atualizações de segurança e experiência do usuário para ajudar as escolas nesta fase de aprendizagem remota sem precedentes. Devido ao crescimento global do produto, as equipes do Google for Education continuam investindo em recursos e funcionalidades para tornar o Meet ainda mais confiável, seguro e fácil de usar.

Google Meet x Microsoft Zoom

Ao avaliar os recursos do Google Meet e do Zoom, os administradores e educadores podem tomar decisões que centralizam ferramentas, melhoram o gerenciamento dos sistemas e a segurança e oferecem uma experiência consistente para os professores e alunos em uma plataforma central.

Veja as diversas funções do Google Meet e uma comparação com o Zoom, comparando-se os recursos gratuitos:

Comparação dos recursos gratuitos

Google Meet

Microsoft Zoom

Compartilhamento de tela

Compartilhamento de uma única guia ou da janela inteira

Áudio/vídeo em HD

Integração de lousa interativa salva automaticamente no Drive ou preparada com antecedência para compartilhar

Duração da chamada

até 300 horas

até 30 horas

Chat

Conjunto completo de recursos independente da plataforma, disponível no navegador sem downloads extras*

Integração total com o Google Workspace

Integração total com o Google Sala de Aula

Closed captions automáticas e instantâneas com reconhecimento de fala do Google (em inglês)

Closed captions automáticas e instantâneas em espanhol, francês, alemão e português

Visualização de tela antes da reunião

Audioconferências gratuitas

Logon único com identidade unificada na conta do Google Workspace

Armazenamento em nuvem**

Recursos completos nos Chromebooks sem instalação de apps

Ajuda a resolver os problemas dos professores e alunos e das videoconferências da organização

Acesso a todos os registros de videoconferência e outras configurações em um único local (Admin Console)

Linha do tempo de cada chamada, que informa quando as telas foram compartilhadas e como os usuários interagiram com o microfone e a câmera

Permite habilitar automaticamente os usuários no domínio do Workspace sem criar novas contas

Reações com emojis

Em breve

Sala de espera

Em breve

Controle remoto do dispositivo dos participantes

*O Meet oferece todos os recursos em qualquer navegador e sistema operacional. Já o Zoom precisa de um app para dispositivos móveis ou um cliente de área de trabalho dedicado para ter a mesma funcionalidade.
**100 TB gratuitos para todos os domínios do Google Workspace for Education.

Recursos premium do Meet

Com base no feedback de educadores do mundo inteiro, o Google criou uma estrutura em níveis para o Google Workspace for Education que dá mais flexibilidade às escolas. O Google Workspace for Education Fundamentals ainda é gratuito e oferece várias ferramentas de aprendizagem colaborativa. Agora as escolas escolhem entre três upgrades premium.

  • Education Standard: segurança, análise e controle avançados para proteger o sistema contra ameaças em constante evolução

  • Teaching and Learning Upgrade: aumente o impacto positivo da aprendizagem com comunicação por vídeo avançada, uma excelente experiência de sala de aula e ferramentas que facilitam a integridade acadêmica.

  • Education Plus: Transforme sua escola com uma solução abrangente que incorpora segurança e análises avançadas, ferramentas aprimoradas de ensino e aprendizagem e muito mais.

Com o Teaching and Learning Upgrade ou o Education Plus, o Google Meet funciona melhor. As duas edições têm recursos extras para as escolas, como salas temáticas, pesquisas, perguntas e respostas, cancelamento de ruído de fundo, rastreamento de participação, transmissão ao vivo no domínio e muito mais.

Além desses recursos premium do Meet, as edições têm detecção de plágio, espaço de armazenamento extra, gravação em nuvem e ferramentas avançadas de análise e segurança.

Comparação dos Recursos Pagos

Google Meet

Microsoft Zoom

Exporta os dados de registro das videoconferências para o Big Query sem usar softwares de terceiros

Permite habilitar videoconferências automaticamente para os usuários no domínio do Workspace sem criar contas novas

Acesso a todos os registros de videoconferência e outras configurações de apps do Workspace em um único local (Admin Console)

Estatísticas disponíveis apenas para os níveis pagos

Linha do tempo de cada videoconferência, que informa quando as telas foram compartilhadas e como os usuários usaram o microfone e a câmera

Informações sobre os usuários e as reuniões: os usuários conectados, os dispositivos usados e a atividade

Acesso de administradores e alguns usuários do domínio a ferramentas de qualidade de videochamadas

Verifica se os avisos fora do domínio estão em vigor para todos os usuários (recurso da Central de segurança)*

Gravação em nuvem

Armazenamento em nuvem

Espaço de armazenamento em nuvem

100 TB de armazenamento em pool em nuvem

+ 100/20 GB por licença

Espaço de armazenamento limitado

Número máximo de participantes

Education Standard: 100

Education Plus / Teaching and Learning: 500

Até 300

Configuração de salas temáticas com antecedência

Transmissão ao vivo no domínio

Até 100.000 participantes

Custo extra para grupos grandes

Detecção de plágio com comparação entre os trabalhos dos alunos

Mais funcionalidade com os complementos do Google Sala de Aula

**100 GB gratuitos para todos os domínios do Google Workspace for Education. Recursos pagos. Clique aqui para saber mais sobre as edições do Google Workspace for Education. Descontos locais disponíveis.