Configurar Google Workspace no Outlook é bem simples. Nas versões mais novas a configuração é automática. Nas versões mais antigas é feita de forma manual. Se, ao digitar o seu e-mail, aparecer uma tela do Google solicitando autorização para acessar a sua conta, isso quer dizer que você já tem uma versão mais recente do Outlook. Senão, vá para a segunda parte desse tutorial para ver o passo a passo das versões mais antigas.
Configurar Google Workspace no Outlook
Parte 1 – Versões mais recentes
Passo 1: Abra o Outlook, digite o seu email Google e clique em continuar
Passo 2: Ao utilizar um email Google, você verá essa tela abaixo. Clique em ‘Próximo’
Passo 3: Digite a senha do seu email e clique em “Fazer login”
Passo 4: Desça a tela e clique em ‘Permitir’ para autorizar o acesso do Outlook ao seu email Google
Passo 5: Se quiser adicionar outro email, é só utilizar o campo ‘Adicionar outro endereço de email’. Senão, clique em ‘Concluído’ para finalizar a configuração
Parte 2 – Versões mais antigas
Passo 1: Para configurar seu e-mail Google Workspace no Microsoft Outlook 2013 clique em Arquivo e no menu Informações clique em Adicionar Conta.
Passo 2: Clique na opção Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidor adicionais e em seguida clique em Avançar.
Passo 3: Clique em POP ou IMAP e em seguida Avançar.
Passo 4: Preencha os campos:
Nome: Digite seu nome para exibição.
Endereço de e-mail: Digite sua conta de e-mail completa.
Tipo de conta: Selecione IMAP.
Servidor de entrada de e-mails: imap.gmail.com
Servidor de saída de e-mails: smtp.gmail.com
Nome de usuário: Digite sua conta de e-mail completa.
Senha: Digite sua senha.
Após preencher os campos acima, clique na opção Mais configurações.
Passo 5: Na aba Servidor de saída, marque a opção Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação, a opção abaixo Usar mesmas configurações do servidor de entrada de emails, será marcada automaticamente, após os procedimentos, clique na aba Avançado..
Passo 6: Na aba Avançado, a opção Servidor de entrada (POP), deve inserir a porta 995. Se usar a opção IMAP, a porta de saída é 993. Na opção Servidor de saída (SMTP), deve inserir a porta 465 ou 587 e marcar a opção “esse servidor requer uma conexão criptografada (SSL). Clicar em OK para salvar
Passo 7: Clique no botão Avançar para finalizar a criação de sua conta.
Passo 8: Na tela abaixo, exibe o teste validando o envio e recebimento, sendo assim, a configuração está correta, basta clicar em Fechar.
Passo 9: Clique em Fechar para começar a utilizar sua conta de e-mail.
PRONTO! Sua conta está corretamente configurada no Microsoft Outlook.