Artigos

Como anda sua segurança e seu Backup?

Em mundo onde tudo é para ontem e no qual não temos segurança para poder confiar em poucas empresas e serviços! Onde as informações tem um grande valor agregado e acompanhamos todos os dias que as maiores empresas do Brasil e do mundo e até governos inteiros se veem paralisados a invasões de racks de Deus sabe lá aonde, sequestros de dados e vazamento de informações confidencias e que as autoridades não conseguem realizar nenhuma ação em tempo hábil! Sempre temos que visualizar o cenário e pensar no que podemos fazer para não sermos mais um refém desta realidade!

Só para pensarmos a respeito, na sua residência ou empresa você coloca muros altos, cercas eletrificadas, câmeras de segurança e até porteiro 24 horas! Mas e na sua empresa você toma estes cuidados com seus servidores e os dados que são a base para manter seu negócio funcionando? Você tem algum firewall de borda? Você atualiza seus antivírus, seus servidores estão com as ultimas atualizações? Você já fez algum teste de vulnerabilidades em sua rede?

 O que você faria se chegasse para trabalhar hoje e todos os seus arquivos de seus servidores tivessem sido criptografados? Sua empresa foi invadida o que eles levaram? Qual foi a extensão da perda ou pior quanto tempo você vai levar para poder retornar sua operação ao normal?

São perguntas assim que todo analista de tecnologia e dono de empresa pensa e nunca para para resolver! Será que colocar meus servidores em nuvens estrangeiras é financeiramente viável?  Será que estas nuvens realmente oferecem um serviço de recuperação em outra localidade? Quanto pago para meu backup ficar armazenado e quanto isso custa todo mês?

Eu como analista de T.I já tive experiência com a AWS e Azure e vi que o cenário é muito bom, o único problema é o custo! Pois são produtos desenvolvidos para países de primeiro mundo que não lidam com o cenário financeiro de 1 para 5 como no Brasil! Começa muito bom, mas ninguém te lembra dos impostos que quando você acha que está se acostumando com o preço vem a cobrança da taxa de transferência que é um absurdo!

Porque não realizar copia dos seus servidores em localidades físicas diferentes com baixo custo, isentas de serem criptografadas pois o software de backup não permite este processo, criar replicas de seus servidores que em caso de invasão você consegue recuperar os mesmos em poucas horas ou ate minutos!

Imagina um software que consegue entender o momento que algo aconteceu e congelar esta linha do tempo e impedir isso, evitando a indisponibilidade de seu único servidor no momento do faturamento de sua empresa e até a parada catastrófica de sua empresa sem aviso prévio!

Em nossa procura por inovação, encontramos soluções de baixo custo e que podem resolver estas questões para você de forma simples e barata (baixo custo) Pense em 8 dólares por mês por servidor para ter todos estes benefícios?

Converse com nosso time para poder entender e ter um demo desta solução!

Wadson Alexander – Analista de Tecnologia NetExperts
wadson@netexperts.com.br